Planejar antes de começar,
inovar sempre e cuidar do ecossistema interno são alguns dos principais
cuidados
O Sebrae divulgou em Julho um
censo sobre a mortalidade das empresas brasileiras. A principal conclusão foi
que, de cada 100 empresas abertas, 76 conseguiram se manter em funcionamento
depois dos primeiros dois anos de vida. Os dados foram levantados entre 2007 e
2009. Esse resultado representou um crescimento de dois pontos percentuais em
relação à pesquisa anterior, que havia sido realizada entre 2006 e 2008.
Segundo Luiz Barretto, presidente do Sebrae, depois desse período inicial, as
chances de um negócio manter o seu desenvolvimento são maiores.
Apesar de o Brasil ter um índice
maior do que os de países como Canadá (74%), Áustria (71%) e Espanha (69%), as
micro e as pequenas empresas brasileiras precisam tomar cuidados para passar
por essa primeira etapa. Barretto listou dez dicas para sobreviver aos dois
primeiros anos de existência:
1. Comece preparado
Antes de iniciar um
empreendimento, entenda o mercado em que você vai entrar. Para Barretto, ajuda
muito se você tiver afinidade com a área. Pesquise e veja se há alguma
oportunidade ou carência a ser suprida, como você vai se diferenciar dos
concorrentes e, depois, estude a viabilidade. O plano de negócios e a ajuda de especialistas
em gestão de negócios ainda são ferramentas essenciais para qualquer
empreendedor, independentemente de sua experiência.
2. Respeite sua capacidade financeira
Segundo Barretto, a empresa
precisa planejar o seu crescimento de acordo com a realidade de suas finanças.
Não adianta dar um salto grande e se afundar em dívidas. É preciso estudar os
indicadores de faturamento e de crescimento de sua empresa para saber quando
dar o próximo passo. "Você agora é o empresário, e não o empregado. Precisa
pensar em médio prazo”, diz. Nesse plano e cronograma, é necessário avaliar os
investimentos na própria empresa e a necessidade de manter um capital de giro.
3. Seja fiel aos seus valores
Não importa o que aconteça
durante esses dois anos, sempre tenha em mente os valores que você idealizou
para o seu negócio lá no começo. Isso irá fortalecer sua empresa em momentos
difíceis e também ajudará a manter sua identidade íntegra e coesa.
4. Fique de olho na concorrência
No momento de seu planejamento,
você levará em conta a presença e a natureza dos seus principais concorrentes.
Essa análise deverá continuar em todo o desenvolvimento do negócio para que
você não perca mercado e feche as portas.
5. Prospecte novos fornecedores
Fique de olho nas empresas que
fornecem matéria-prima ou serviços para o seu negócio. Preços variam bastante e
podem fazer uma grande diferença na hora de contabilizar os gastos. Pesquisas
recorrentes ajudam a economizar – sem perder a qualidade, claro.
6. Faça marketing de qualidade
Estude qual a melhor estratégia
de marketing para o seu negócio e não se apoie apenas em uma. Sua empresa não
vai crescer apenas com o boca a boca. Não descarte nada e avalie os benefícios
dos tradicionais panfletos até a pluralidade das mídias sociais.
7. Inove constantemente
Inovar não significa apenas
investir em tecnologia, afinal muitos negócios não são tecnológicos. Mas
repensar processos, estudar novas formas de economizar, de utilizar energia e
alternativas sustentáveis, tudo isso é uma forma de inovação. Não deixe de
procurar também subsídios para custear projetos mais audaciosos em termos
tecnológicos.
8. Invista em sua capacitação
Atualmente, a capacitação e a
educação empresarial precisam ser constantes, e o empreendedor não pode ficar
acomodado. Se o orçamento está apertado, procure cursos, palestras e eventos
gratuitos para renovar seus conhecimentos.
9. Entenda e valorize seu consumidor
Hoje em dia, o consumidor está
cada vez mais exigente, principalmente agora que tem à disposição o poder da
internet. Leve em consideração as necessidades dele e o que ele tem a dizer
sobre sua empresa. "Os departamentos de atendimento ao cliente nunca foram tão
importantes para o desenvolvimento seguro de um negócio”, diz Barretto.
10. Cuide do ecossistema interno
Para Barretto, o clima externo
sempre trará grandes riscos para o empreendedorismo, mas eles serão enfrentados
de forma mais eficaz se o empreendedor ficar de olho na saúde do seu
ecossistema interno. Isso inclui primar pela qualidade de vida da equipe e pelo
aprimoramento constante dos seus membros, sempre cuidar das finanças da empresa
separadamente das pessoais e seguir todas as dicas anteriores.
Por Rafael Farias Teixeira – Revista PEGN
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