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    Início » 2013 » Agosto » 11 » Top 10 de Estratégia Empresarial
    18:40
    Top 10 de Estratégia Empresarial
    Segue minha lista top 10 de Estratégia Empresarial
    Hors-concurs - "A arte da guerra", de Sun-Tzu.

    Não há como não começar por ele. Em português, há diversas edições. A mais vendida é a da editora Record, com prefácio do James Clavell (autor da saga "Shogun", muito boa também). Outra apresentam até o texto integral, com os comentários posteriores de outros generais. Gosta da edição da Pensamento, que apresenta uma comparação interessante dos princípios de Sun Tzu com as artes médicas e curativas (que utilizo em diversas disciplinas). Como esta lista se refere à estratégia empresarial, só incluí o Sun Tzu dos livros clássicos, embora haja vários outros, como Clausewitz.

    1. "Administrando para obter resultados", de Peter Drucker (Pioneira)

    Não é preciso comentar muito sobre o Mestre (o único a aparecer duas vezes na lista), que foi o primeiro autor a utilizar a palavra estratégia para a área empresarial. O primeiro capítulo já começa com uma lista de hipóteses que, em 1964 (data da publicação do livro), soavam revolucionárias, mas o são até hoje. "Dentro da empresa não há resultados, nem recursos. Ambos estão fora dela", esse é o principal conceito de estratégia. Com isso, diferencia eficiência de eficácia (outro livro dele muito bom, "O gerente eficaz””). Como a maioria dos livros de Drucker, é um livro de indagações científicas e filosóficas, um work in progress, não um manual pronto e acabado.  

    2. "As cinco perguntas essenciais que você sempre deverá fazer sobre sua empresa", de Peter Drucker (Campus)

    O livro é o mais com cara de "manual” do Drucker. Ainda assim é um livro de perguntas, que o empresário, executivo ou empreendedor deve fazer para chegar às conclusões sozinho. De quebra, conta com a colaboração de James Collins e do Kotler, entre outros. A questão é que o título original fala em "organização”, em vez de "empresa” (a tradução forçou a barra), pois foi escrito para profissionais do terceiro setor e empresas sem fins lucrativos. Mas curiosamente (ou não, para quem conhece Drucker), cai como uma luva para o meio empresarial.
     
    3. "O processo da estratégia", de Mintzberg e outros (Bookman)

    O Mintzberg fez com a estratégia o que o Kotler fez com o marketing: sistematizou todos os conceitos, reuniu casos e apresentou tudo de maneira didática e organizada. Mas o Mintzberg vai além, é extremamente crítico e contextualiza muito bem os conceitos. É um dos maiores nomes da estratégia com a morte do Drucker.

    4. "Alinhamento", de Robert Kaplan e David Norton (Campus)

    Sou fã do Balanced Scorecard (BSC), que conseguiu integrar indicadores financeiros com não-financeiros. Mas o maior problema não está em mapear a estratégia ou apontar as diretrizes – está em alinhar toda a organização do processo. Passar do planejamento estratégico para a gestão / administração estratégica. Por isso prefiro este livro aos outros da dupla, como "A estratégia em ação” e "Mapas estratégicos”. Todos são muito bons e relevantes, claro, mas aqui é uma lista de top 10.

    5. "Feitas para durar", de James Collins e Jerrry Porras (Rocco)

    A maior pesquisa já feita sobre história e estratégia empresarial. Os autores utilizam métodos científicos, como apresentar empresas de comparação, analisar um período histórico extenso e realizar um levantamento de dados significativo. Com isso, não caíram na falácia da maioria dos livros de negócios, que pegam um fato singular (um empresa de sucesso) e apenas descrevem como ela chegou lá, sendo que há pouca coisa a ser aplicada em outros casos, além do voluntarismo ("querer fazer sucesso”, "vontade” etc.). O resultado de "Feitas para durar” está na derrubada de mitos que consultorias e livros de negócios alardeiam por aí. 

    6. "A disciplina dos líderes de mercado”, de Michael Treacy e Fred Wiersema (Rocco)

    Livro compacto, que divide as estratégias corporativas em três: liderança em produtos, excelência operacional e intimidade com o cliente. É um modelo ampliado e sistematizado do que o Drucker (sempre ele!) falou sobre valor agregado, que só é feito por "marketing” e "inovação tecnológica”. Desculpe, Porter, mas essas três estratégias são mais intuitivas e de melhor aplicação do que "foco", "liderança em custos” e "diferenciação”, por isso você vem depois...
     
    7. "Estratégia competitiva", de Michael Porter (Campus)

    Considero este o melhor livro do Michael Poter, que mostra e exemplifica seus modelos de negócios. O principal conceito do Porter é o das cinco forças competitivas, que pode ser aplicado em sistemas e cadeias de valor mais extensas. Porter é titular de estratégia em Harvard, não é preciso dizer muito mais do que isso...

    8. "Business model generation: inovação em modelos de negócios", de Alexander Osterwalder e Yves Pigneur (Alta Books)

    Este livro apresenta o modelo Canvas de negócios, que considero uma das ferramentas mais úteis para a elaboração de estratégias. Segue um pouco o conceito do qual o oriente não abriu mão, o aspecto visual de um modelo, que permite uma compreensão intuitiva muito mais rápida do que uma decodificação de palavras e textos. O visual facilita o estabelecimento de comparações entre as variáveis e ferramentas de estratégia e sua transmissão para um público mais amplo. E utiliza uma das minhas ferramentas preferidas de estratégia, o post-it!

    9. "Co-opetição", de Adam Brandenburger e Barry Nalebuff (Rocco)

    O livro utiliza a teoria dos jogos de John Nasch, aquele genial maluco de "Uma mente brilhante", para ampliar a ideia de estratégia empresarial para além da área militar. Guerras são esforços de soma zero, uma lado contra o outro. Mas muitas vezes a estratégia significa diplomacia, que já foi chamada de "guerra que prossegue em outros meios". A ideia central do livro é que empresas não apenas competem, mas també cooperam, como ocorre em diversas alianças estratégicas.

    10. "As 48 leis do poder", de Robert Green (Rocco)

    Assim como o anterior, ele amplia a aplicação da estratégia para além das áreas militar, empresarial e esportiva (embora tenha exemplos dessas áreas). Dois pontos a destacar: a importância da comunicação na aplicação das estratégias e os casos cotidianos de micro-poderes, seja de um batedor de carteiras, passando por um empresário de circo até um vigarista que conseguiu enrolar Al Capone (e sair vivo!).

    Indicação de:

    Professor Eduardo Refkalefsky: FGV
     LinkedIn: http://br.linkedin.com/pub/eduardo-refkalefsky/1b/621/45a   
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